sábado, 9 de janeiro de 2010

Sequóia




Considerada a árvore mais alta do planeta, atingindo 120 metros, com idade de até 2500 anos. Habita altitudes de até 900 metros, tendo se aclimatado bem até agora. Foram plantadas de sementes em 26 de fevereiro de 1950 e hoje já ultrapassam nossa mata nativa em altura, levando em conta que nossos pinheiros e cedros passam dos 100 a 200 anos. Possuem hoje em torno de 50 anos com aproximadamente 30 metros de altura e 1,5 metros de diâmetro.

Altura: 85 metros (um prédio de 27 andares).
Tempo médio de vida: Dois mil anos.
Volume médio do tronco: 1.500 metros cúbicos.
Circunferência média da base: 32 metros.
Diâmetro da Base: 12 metros.

Árvore do gênero das coníferas. É considerada um dos maiores e mais antigos seres vivos da Terra. Há milhões de anos, essas árvores cresciam em grandes florestas na maior parte do mundo. Apenas duas espécies de sequóias verdadeiras sobrevivem, além de uma espécie chinesa que pertence à mesma família. Os dois tipos de sequóia verdadeira – a sempre-verde e a gigante – são encontrados principalmente nos EUA.

As Sequóias-Sempre-Verdes crescem nas montanhas da costa do Pacífico, da Califórnia central ao sudeste do Oregon, nos EUA. São as maiores árvores existentes, chegando a mais de 90 m de altura, aproximadamente a mesma de um edifício de 30 andares. Os galhos mais baixos podem ficar a mais de 45 m do chão e o tronco chega a medir 3 m de diâmetro.

Entre o castanho-avermelhado e o castanho-canela, a casca da sequóia-sempre-verde tem de 15 cm a 30 cm de espessura e sulcos profundos. A madeira dessa sequóia é durável e muito rentável para a indústria madeireira, pois uma única árvore pode dar 1.130 m3 do produto.

A Sequóia-Gigante só cresce nas encostas ocidentais da Serra Nevada, na Califórnia, EUA, a altitudes de 1.500 m a 2.380 m.


Nenhum comentário:

Postar um comentário