quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Extinção


A exploração inadequada dos recursos naturais, sem um plano de manejo adequado, tem causado a extinção de centenas de espécies da fauna brasileira. De acordo com a nova lista do Ibama, lançada no dia 22 de maio de 2003, existem cerca de 400 espécies em vias de extinguir-se, e 8 já extintas. Essa lista foi revista e atualizada em parceria com a Fundação Biodiversitas e Sociedade Brasileira de Zoologia, com o apoio da Conservation International e do Instituto Terra Brasilis.Isso significa uma perda irrecuperável para o patrimônio natural brasileiro, considerado o mais biodiverso do mundo. Grande parte destas extinções acontece devido a alterações no habitat destes animais, como mudanças em cursos de rios desmatamento excessivo e à captura e posterior venda ilegal de animais silvestres. A nova "lista vermelha" mostra que o número de animais em risco de extinguir-se quase dobrou. Seria uma grande alegria para a natureza que acontecesse justamente o contrário: que ela estivesse cada vez mais reduzida, na contramão da crescente desordem natural que domina o mundo.

Aquecimento global no Ártico


O degelo na região é uma amostra do impacto ambiental que acontecerá no futuro. O maior estudo já realizado sobre o Ártico mostrou que a região passa por transformações profundas. Entre elas está uma acelerada retração das geleiras em terras dentro do Círculo Ártico e da banquisa de gelo que cobre boa parte do Oceano Ártico. A permafrost, a camada de terra outrora permanentemente congelada, está derretendo. O relatório mostra que o aquecimento e o degelo são inevitáveis. A pesquisa fora realizada por 250 cientistas e representantes de seis organizações de comunidades nativas do Ártico. O gelo no Ártico pode desaparecer antes de 2060. A região apresentou a temperatura mais elevada durante 400 anos. As espécies animais e vegetais que lá vivem estão ameaçadas. A diminuição das camadas de gelo e o prolongamento do verão no Ártico obrigam os ursos, que após nadar centenas de quilômetros em busca de comida nos lugares povoados pelo homem, são mortos por ele, que atiram nos ursos-polares. Outros ursos se afogam após nadar quilômetros em busca de algum pedaço de gelo em que possa se agarrar. Quatro entre 5 aves migratórias estão em risco. O rápido desaparecimento de espécies árticas e sub-árticas preocupa os ecologistas.

Matança de golfinhos e baleias é ritual na Dinamarca











Na Ilha Faroe(Dinamarca), golfinhos Calderon, baleias de bico e baleias piloto são mortos. Esse massacre é chamado de captura de baleias, um ritual de passagem do jovem para a fase adulta. Os golfinhos Calderon se aproximam do homem para brincar e nesse momento são cortados com ganchos grossos;não morrem no momento, mas emitem um som estridente que lembra o choro de um bebê recém-nascido. Este animal começa a sangrar e sofre com grandes feridas até perder a consciência e morrer afogado em seu sangue. Essa matança é considerada uma grande festa na Dinamarca. É triste ver que uma sociedade tão avançada ainda faz esse tipo de coisa.

Tartarugas morrem por causa da poluição


Quando jogamos lixo no mar, além de poluir, nós matamos tartatugas e peixes sufocados com o lixo, principalmente o plástico. De 25 tartarugas necropsiadas no Espírito Santo, seis morreram porque comeram plástico, segundo constatou o Projeto Itamar-ibama. Por isso, quando forem jogar lixo no mar ou em um rio, lembrem-se das tartarugas e peixes que podem morrer por causa desse lixo, e o guardem com vocês e joguem na primeira lixeira que encontrarem. nada justifica a poluição. A natureza que nos dá a vida está sendo morta por nós. Se quizermos viver, temos que contribuir com a preservação dos recursos naturais.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Animal em risco de extinção


O leopardo das neves é um felino de pele privilegiada. Por isso, para cada casaco de pele, dezenas desses animais são mortos. Sua pele branca com manchas em cores delicadas é moda em muitos países. Nos E.U.A, a caça já fora proibida, embora continue. Mas o leopardo das neves leva uma pequena vantagem aos outros felinos: o seu habitat é de difícil acesso. ele vive em grandes altitudes, entre 3 000 e 6 000 metros, no Himalaia e nas montanhas do norte da China. ele usa sua pelagem para se camuflar na neve. Alimenta-se de aves, roedores e pequenos mamíferos. Os animais mais comuns em seu cardápio encontram-se a marmota, o carneiro-selvagem e a lebre. Mede por volta de 60 cm e tem 1,30 m de comprimento, mas a cauda mede até 1 metro de comprimento. Os machos são mais pesados do que as fêmeas, tendo o seu peso variando de 45 a 55 kg, enquanto as fêmeas possuem de 35 a 40 kg. O período de gestação é de 98 a 104 dias, e nascem de 2 a 3 filhotes por parto. Ele atinge a maturidade sexual entre os segundo e o terceiro ano e termina aos 15 anos. A média de vida é de 21 anos. Os filhotes nascem entre fevereiro e março. Abrem os olhos após os 7 dias de vida. Ao nascer pesam aproximadamente 450 g. Começam a ingerir alimentos sólidos aos 3 meses de idade.

De olho no Ecossistema


O que é Ecossistema?
A biosfera, que reúne todos os ambientes onde se desenvolvem os seres vivos, se divide em unidades menores chamadas ecossistemas, que podem ser uma floresta, um deserto e até um lago. Um ecossistema tem múltiplos mecanismos que regulam o número de organismos dentro dele, controlando sua reprodução, crescimento e migrações.

Nesse blog eu vou falar de tudo que diz respeito à natureza, problemas ambientais, animais em risco de extinção, plantas...
Não só do meu país, mas do mundo todo. Do planeta Terra.
Aqui, as pessoas que se preocupam com a natureza podem trocar ideias sobre o assunto.